Temas e Palestras
A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA E A REALIDADE DE HOJE
Objetivo: Essa palestra busca sensibilizar a comunidade escolar em relação à importância da participação da família na escola para se conquistar melhores resultados na educação.
Público alvo: comunidade escolar, em especial os pais
Conteúdo:
1) O mundo que vivemos. Ontem e hoje e a influencia em nossas crianças e adolescentes;
a) A comunicação em geral;
c) A Internet e as Redes Sociais;
d) Leitura critica dos meios de comunicação;
2) Que escolas temos hoje? Qual a sua qualidade?
a) Escolas Públicas – Estaduais - Municipais
b) Escolas Particulares
3) Os professores - sua formação e qualificação;
4) A família de hoje;
5) Relação pais e filhos;
6) Que escola você quer?
7) Como integrar família e escola?
8) Como construir perspectivas de futuro para nossos jovens e adolescentes?
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
Objetivo: Essa palestra busca, por meio de exposição e perguntas, levar a uma reflexão e através de exemplos concretos motivar os professores para o exercício da sua profissão na escola do século XXI.
Público alvo: professores
Conteúdo:
01) A Educação no país nos últimos anos;
02) A Escola do século passado;
03) Que escola temos hoje? Qual a sua qualidade?
04) Formação e qualificação de professores;
05) A família de hoje: relação pais e filhos;
06) Desafios dos professores diante das famílias e sua integração a escola;
07) Que escola você tem?
08) Que escola você quer?
09) E os seus ideais, onde estão?
10) É possível transformar a escola que você tem na escola que você quer?
11) Como construir perspectivas de futuro para nossos jovens e adolescentes, com a escola que você tem?
JOVENS ESTUDANTES, QUE FUTURO DESEJAM?
Objetivo: Essa palestra busca sensibilizar os estudantes em relação à importância da sua vida escolar, a construção de sua cidadania e do seu futuro profissional e familiar no século XXI.
Público alvo: estudantes a partir de 12 anos de idade
Conteúdo:
1. O mundo em que vivemos: ontem e hoje;
a) Organização social e política do Brasil contemporâneo;
b) Os poderes constituídos;
c) O Estatuto da criança e do adolescente – ECA;
2. A comunicação em geral:
a) A Internet e as Redes Sociais
b) Leitura critica dos meios de comunicação;
3. Educação, família e escola:
a) Qualidade da educação
b) Participação da família na escola
c) O papel dos jovens
4. Liderança Estudantil: exercício de cidadania e construção de futuro
QUE EDUCAÇÃO QUEREMOS?
QUE EDUCAÇÃO QUEREMOS?
Estamos todos questionando os resultados da educação em nosso país, Estado e municípios pela baixa qualidade que apresenta, associada a uma escola cercada pela violência; as interferências externas da internet em nossa juventude; o pouco envolvimento dos pais; o uso político com ideologias interferindo no processo educativo; a falta de investimentos, professores com baixa remuneração, enfim um quadro de UTI como nos mostram os índices de Educação Básica publicados nos últimos dias, de avaliações como ENEM, IDEB e outros.
Todos os resultados confirmam a baixa qualidade da educação que nossas crianças e adolescentes estão recebendo, com honrosas exceções, ilhas de escolas ou municípios que respiram um pouco melhor.
Os resultados do ensino médio de repente preocupam mais. O MEC com seu novo Ministro resolve tomar medidas rápidas através de uma PEC para buscar soluções mais eficientes no ensino médio. Bem intencionados? Talvez! Mas sem a devida sensibilidade do encaminhamento de suas propostas.
Enfim, a situação educacional é caótica e gerações de jovens tem sido perdidas. Isso se reflete na mão de obra de baixa qualidade que o país forma e interfere no seu crescimento.
Os governantes vivem de vitórias de “Pirro” comemorando qualquer pequeno índice de evolução, esquecendo o todo.
No Estado temos um grande exemplo de descaso com a educação e seu uso político: um Secretario de Educação Provisório, porque o anterior em maio pediu demissão, o governador para não se indispor com partidos políticos, lavou as mãos e deixou um substituto interino. Comprova que a educação é apenas moeda de troca política.
Esta na hora da sociedade reagir, como fez na queda da Presidente, e lutar pela educação, sem greves e ocupações de escolas, mas com o desejo de cobrar de todos os governantes respeito e prioridade para a educação. Se não, continuaremos vendo-a ser tratada apenas como moeda política; sem gestão, sem qualidade. Se perguntem, busquem respostas: Que educação queremos?
Jocelin Azambuja Advogado
Publicado no Jornal do Comercio/RS 19/11/2016