MAIS BICICLETAS MENOS POLUIÇÃO
Publicado em 03/11/2020 11:51:29
Cada vez mais o mundo vê que o transporte individual, um dos mais antigos da humanidade, a Bicicleta, como uma das soluções para transporte nas grandes cidades. Com a pandemia o ar melhorou nas grandes metrópoles, pela baixa circulação dos automóveis e a bicicleta é opção.
Me recordo da minha infância, na década de 60, o quanto era apaixonado por bicicletas. Eu e meus irmãos não tínhamos, mas nossos amigos Marco Tulio, Antônio e Polo, tinham e com eles pedalávamos do bairro Nonoai por Porto Alegre.
Quando, na década de 90, fui Vereador de POA aproveitei para propor as bicicletas como uma alternativa de transporte para lazer e o trabalho. Propus ao Prefeito Tarso Genro que fizéssemos ciclovias, fez a de Ipanema. Inaugurada esta, nada mais foi feito sob a alegação de que a cidade tinha muitos morros. Não me convenci e com um assessor, o arquiteto Renato Moreira, fizemos projetos de lei autorizativos, que o regimento da Câmara permitia, com várias leis de ciclovias: Da Zona Sul saindo da Diário de Notícias até a Usina do Gasômetro, do Estudante na Ipiranga até a PUC e UFRGS, a de Integração dos Parques, Marinha, Harmonia, Redenção e Parcão, do Trabalhador ia do Gasômetro pela Voluntários, Sertório até Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia. Tive apoio da maioria dos Vereadores para aprovar as Leis, colegas como: Jair Soares, Isaac Ainhorn, João Dib, Clênia Maranhão, Divo do Canto, Nereu D’Avila e tantos outros que me são caros. Em 2009 foi feito uma consolidação de leis e propostas novas, sendo criado o Plano Cicloviário de POA, que foi avançando com a construção dessas e outras utilizadas com segurança.
Tive oportunidade no início dos anos 2000 em viagens a Paris e Londres, de ver a implantação e uso dos módulos de locação de bikes, achei excelente. Hoje também é uma realidade em POA.
Com a pandemia o mundo viu que temos que ampliar o uso das bicicletas nas cidades, para diminuir a poluição. Agora, por exemplo, o governo Inglês decidiu investir bilhões para ampliar as ciclovias, revendo seus modais de transporte para estimular o uso das bicicletas.
Vejam como o tempo é maravilhoso, na década de 90 diziam que era uma bobagem fazer ciclovias e não priorizar o automóvel, agora se dão conta da importância para o meio ambiente e a qualidade de vida termos ciclovias. Portanto, a Bicicleta é uma Solução de transporte sustentável.
Jocelin Azambuja Ex-Vereador de POA
Publicado no Jornal do Comércio em 30/06/2020
Gostaria de deixar seus comentários sobre este artigo?
Preencha os campos abaixo e envie. É simples e rápido.