BATEM NOS PROFESSORES(AS), BATEM NA SOCIEDADE!
Publicado em 26/10/2020 11:36:50
BATEM NOS PROFESSORES(AS), BATEM NA SOCIEDADE!
Alguns jovens e familiares perderam a noção de respeito, parecem que saem de suas casas decididos a resolverem seus problemas na escola batendo em seus professores(as). A toda hora vemos mestres sendo agredidos barbaramente em todo o país, essas cenas que nos chocam pela falta de respeito ao ser humano, professor(a), que está ali buscando ajudá-los a ter um futuro melhor.
Ficamos a nos perguntar o que se passa na cabeça desses agressores? O que os leva a um ato de selvageria dessa natureza, jogando nos seus professores(as) suas incompetências e frustações?
Claro que existem inúmeras interpretações e explicações psicológicas, sociais, etc. De toda forma está se revelando que essas famílias estão falhando na educação desses jovens!
Temos que repensar formas de tornar as escolas mais seguras, com serviços e instrumentos de segurança. Mas, outra questão também é fundamental, escolas e famílias tem que voltar a dar limites e disciplina aos estudantes.
Não podemos aceitar que professores(as) sejam desrespeitados, temos que usar o rigor da lei e trabalhar especialmente com estudantes e familiares para reconhecerem que as escolas e os professores(as) existem para lhes dar conhecimento, distribuir o saber, ajudá-los a construir seus futuros e que a educação é um ato conjunto de família e escola.
Precisamos resgatar os conceitos de liberdade, responsabilidade e respeito, para oportunizar a essa juventude a construção de um futuro sadio e promissor.
Por tudo isso agredir professores é agredir a todos nós, a sociedade. Sociedade que deveria depositar na juventude a esperança de crescimento e futuro do país.
Nossos novos governantes têm agora a possibilidade de cumprirem suas promessas de campanha investindo em educação, em estrutura material e reformulando os conceitos de responsabilidade com a escola. Não batam em seus professores, agradeçam seus esforços e deem-lhes amor e paz.
Jocelin Azambuja Advogado Ex-presidente da Comissão de Educação da OAB/RS
PUBLICADO EM AGOSTO DE 2018
Gostaria de deixar seus comentários sobre este artigo?
Preencha os campos abaixo e envie. É simples e rápido.