O PROFESSOR OU AS TECNOLOGIAS?
Publicado em 05/01/2018 10:39:24
A sociedade parece que está obcecada com a novas tecnologias e a Internet virou uma panaceia como solução para a educação de nossas crianças e jovens em todo o país.
Têm-se observado que os governos, em todos os níveis, quando querem mostrar que estão realizando algo para a educação declaram que compraram notes/tablets e que com isso os estudantes vão avançar, a educação melhorará e tudo ficará bom.
Em contraposição a todas essas informações e possibilidades tecnológicas, temos as pesquisas educacionais sobre os níveis de educação em todas as áreas e os resultados tem sido extremamente negativos, continuamos em últimos lugares no mundo em qualidade de educação. Temos fracos resultados no Ensino Fundamental e Médio, em português, matemática, etc. Temos milhões de analfabetos e analfabetos funcionais.
Outro dia via o Professor Italiano e Filósofo Nuccio Ordine dizer que “...a internet não é feita para quem não sabe. É feita para quem já sabe”, e que: “Sou contrário ao uso de tecnologias modernas nas escolas...”, entre outras posições fortes e conflituosas.
Nossas Universidades declaram que os estudantes chegam lá com fraco aprendizado e com isso o nível fica cada vez mais baixo.
Com esse quadro geral, nos municípios (com algumas exceções), estados e país, ficamos a nos perguntar: Pode a tecnologia substituir o professor(a) na sala de aula, no contato direto aluno e professor(a)?
Claro que as novas tecnologias são importantes para complementar o processo ensino-aprendizagem, mas não se pode pensar em substituir o professor(a), esse profissional que imbuído de ideais e qualificado é essencial à educação e a formação de nossos estudantes.
Parece que há um desejo de diminuir o número de professores, salas de aulas e escolas para reduzir os gastos com educação, enfim essa é uma realidade que preocupa bastante, pois se as tecnologias veem para auxiliar porque suprimir o essencial que é a Escola mais humana e preocupada com o indivíduo.
Precisamos pensar muito em tudo isso, porque sabemos que a Educação é a Solução para os males de nosso país e sociedade.
Jocelin Azambuja Advogado
PUBLICADO EM ZH 24/11/2017
Gostaria de deixar seus comentários sobre este artigo?
Preencha os campos abaixo e envie. É simples e rápido.