REPROVAÇÃO NO ENEM 2014, É NOVIDADE?
Publicado em 07/09/2015 17:46:20
REPROVAÇÃO NO ENEM 2014, É NOVIDADE?
Com a divulgação dos dados do ENEM 2014, mais uma vez se constatou o quanto é preocupante o nível do ensino médio no Estado e, por outro lado, se constata também que as fórmulas mágicas não existem.
Vejam que a única escola do nosso Estado classificada entre as 100 melhores do país é uma Escola Federal, que recebe ou recebia um maior investimento financeiro, professores com maiores salários, funcionários e uma infra estrutura maior desde a parte material até chegar a estrutura de pessoal. Depois temos escolas particulares com maior investimento das famílias e as públicas com maiores recursos e disciplina militar, o Colégio Tiradentes, suas unidades e o Colégio Militar e as demais são as públicas estaduais, sem investimentos maiores.
Outro fato que chamou a atenção é a nossa pobre língua portuguesa, na redação quase metade das escolas foram reprovadas por não atingirem a nota mínima estabelecida. Que triste realidade, nossos estudantes não conseguem redigir, não conseguem se expressar corretamente na nossa língua, por consequência, possuem dificuldade de entender o que esta escrito. Enfim, são jovens que não estarão aptos a enfrentar o mundo do trabalho ou a alcançar um nível superior de ensino. Isso demonstra que o ensino fundamental não os qualificou para chegar a um nível médio com mais qualidade.
Fica claro que existe, também, uma diferença profunda entre a formação na escola privada e na pública em razão dos maiores investimentos, que os pais fazem na escola privada e que os governos não fazem na pública.
A realidade é que sem investimentos para educação nos orçamentos públicos os resultados não aparecerão e continuaremos perdendo gerações de jovens, despreparados para o mercado de trabalho e para o futuro de suas vidas. Sem perspectivas de mudanças e investimentos na escola pública em curto prazo, tudo o mais que se diga será mera retórica e se continuará a empurrar o problema para o futuro enquanto gerações estão sendo perdidas.
Jocelin Azambuja – Conselheiro da ACPM-Federação
Publicado no Jornal Pioneiro em 21/08/2015
Gostaria de deixar seus comentários sobre este artigo?
Preencha os campos abaixo e envie. É simples e rápido.