O SUCESSO DO MINISTRO SERA O SUCESSO DO PAIS!
Publicado em 30/05/2015 18:08:42
O SUCESSO DO MINISTRO SERA O SUCESSO DO PAIS!
Desde a redemocratização do país, de 84 a 94 tivemos 10 Ministros da Educação, os governos estavam preocupados em redemocratizar o país, buscar novas politicas econômicas e de desenvolvimento, mas esquecendo da educação. A solução para a fraca educação no Brasil mostra que não esta no nome dos Ministros e em suas qualidades pessoais apenas, mas, nas políticas governamentais.
Em 95 assumiu o Presidente Ferno Henrique, que nomeou para o MEC, Paulo Renato de Souza, o governo continuou busco estabilizar a moeda e o desenvolvimento econômico e social, mas dedicou fortemente suas ações na educação. O Ministro permaneceu por 8 anos, criou bases para um crescimento educacional. Naquele momento o MEC deixou de pensar apenas no ensino superior para olhar o ensino básico como um todo (educação infantil, fundamental e médio).
Entre outras ações criou sistemas de avaliações, como o Saeb, o Provão e o Enem, preocupado com a melhoria da qualidade. Criou e desenvolveu: o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental), hoje Fundeb. Definiu diretrizes curriculares nacionais e liderou a aprovação da LDB.
Em 95 quo eu era Vereador de Porto Alegre, em audiência com o Ministro, propus a criação do programa DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA com repasse de verbas do MEC aos CPMs/APMs das escolas públicas, ele acolheu levou ao Presidente e em 20 dias me comunicou a aprovação, naquele ano as entidades dos pais receberam os recursos, programa mantido até hoje pelo MEC. Assim era o Ministro.
Nos governos Lula e Dilma, a educação não foi prioridade governamental, tivemos 7 Ministros e assumirá o oitavo. Não adianta lemas como: Pátria Educadora; são necessárias ações para dar respaldo de fato ao Ministro para que desenvolva um trabalho que possa influenciar na melhoria da qualidade da educação, único caminho para o crescimento verdadeiro. Espero que tenha sucesso, como sempre desejo a todos que assumem a educação em todos os governos, pois o seu insucesso é o insucesso de nossas futuras gerações.
Jocelin Azambuja Advogado
ZH – 03/04/2015
Gostaria de deixar seus comentários sobre este artigo?
Preencha os campos abaixo e envie. É simples e rápido.