PELA MELHORIA DA EDUCAÇÃO
Publicado em 29/05/2015 18:30:26
Cada vez que são publicados índices sobre a educação básica, do RS e do Brasil, verificamos péssimos resultados e, por consequência, a fraca educação que esta sendo dada às crianças e adolescentes, salvo alguns pequenos municípios.
Apesar disso, as necessidades educacionais mínimas para a formação dos estudantes são alcançadas, graças a professores abnegados, com seus ideais que os levaram a escolher essa profissão e que se orgulham de serem chamados Professor(a).
A abnegação, contudo, não impede que se desestimulem com o passar dos anos. As direções das escolas públicas são definidas por um sistema dito democrático, nem sempre são eleitos os mais preparados para a função.
Outro problema é pouca participação dos pais na escola, através dos CPMs/APMs. Talvez por falta de visão da importância dos pais viverem a vida escolar de seus filhos.
Percebo, também, que os grandes debates pedagógicos não chegam consistentemente às salas de aula, para as mudanças. A contaminação ideológico partidária esvazia a melhoria da qualidade educacional escolar.
Considero esse quadro, elenco algumas questões para melhorar a educação:
- Não permitir que a educação pertença a governos e partidos políticos que são transitórios no poder, pois a educação é um bem permanente e como tal não pode ficar a mercê de ideologias transitórias;
- Profissionalizar as direções de escolas;
- Resgatar a expressão Professor(a) que é a marca dos que ensinam e que devem estar no topo das profissões, federalizar os seus salários;
- Abrir a escola à participação organizada dos pais, valorizando os CPMs/APMs;
Este é um dever da sociedade que, acredito, não pode esperar por governos que salvem a educação e os estudantes, que precisam ser de fato o futuro do país. Cabe a cada um, pai ou mãe, e a comunidade cobrar de todos os governos, independentemente de qual partido estiver no poder, tudo que é de direito para a educação crescer de fato. Temos que ser protagonistas de uma transformação para a educação!
PUBLICADO ZH 15/07/2014
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