EDUCAR OU ENSINAR? DILEMA DA FAMÍLIA E ESCOLA!

Publicado em 29/05/2015 18:27:33

Há um conflito permanente de pais e professores sobre a função de quem educa ou ensina. Alguns defendem que pais educam e professores ensinam outros que a responsabilidade é de ambos. Qual a posição certa?
Arvoro-me a dizer que para uma sociedade se desenvolver bem é preciso ar juntos, família e escola, esse binômio é fundamental para um bom desenvolvimento dos nossos jovens.
Nos dias de hoje estamos vendo gre parte de escolas e famílias perdidas. Pais e professores desestruturados. Pais que largam seus filhos na escola espero que esta lhes dê tudo, educação e ensino, e se isso não acontecer à culpa é da escola.
Por outro lado na escola pública, os professores sofrem com esta posição de gre parte dos pais, com a carência de condições materiais que os governantes lhes impõe. Mas, na escola pública ou privada todos sofrem com a influência externa dos meios de comunicação, especialmente da internet e televisão. Não precisamos da volta da censura, mas a sociedade precisa fazer essa reflexão sobre o que oferecemos as nossas crianças e jovens. País que não sabe cuidar de seus jovens é país sem futuro.
Defendemos o binômio: família-escola, como base para um desenvolvimento sadio de nossa juventude. Para essa tarefa uma contribuição fundamental é a que tem dado desde a década de 30 do século passado os Círculos de Pais e Mestres(CPMs) e as Associações de Pais e Mestres(APMs), fortalecidos na constituinte estadual de 1989, na redemocratização do país, consignado no art. 212 de nossa Constituição Estadual. Infelizmente essas instituições que também existem há décadas nos países desenvolvidos aqui ao invés de serem estimuladas, como entidades representativas dos pais pelos governantes, são permanentemente atacadas, como exemplo temos Porto Alegre, que nas suas escolas municipais não tem CPMs (foram desativados entre 1993/96) e nenhum governo posterior se interessou em estimula-los a voltarem a funcionar e ajudarem a trazer os pais à escola. Da mesma forma, hoje nas escolas estaduais o governo, chegou a mar o projeto de lei 295/2013, no final de 2013, que fundamentalmente buscava atingir os CPMs, mas os Deputados conhecedores do trabalho que os CPMs/APMs desenvolvem no Estado, fizeram com que o governo o retirasse de pauta.
Porque os governantes não tem interesse em preservar e estimular essas entidades, que tem o propósito fundamental de trazer os pais à escola, lutar por uma escola de qualidade e por um futuro melhor para seus filhos?
Pergunto-me: na crise que vivem família e escola, porque não querem apoiar entidades que só tem o desejo de uní-los e dar condições para o futuro de nossa juventude?
Precisamos lutar todos para nos unirmos, darmos educação e ensino de qualidade aos nossos jovens a garantirmos um futuro a eles e ao país.

Gostou? Compartilhe! EDUCAR OU ENSINAR? DILEMA DA FAMÍLIA E ESCOLA! EDUCAR OU ENSINAR? DILEMA DA FAMÍLIA E ESCOLA! EDUCAR OU ENSINAR? DILEMA DA FAMÍLIA E ESCOLA! EDUCAR OU ENSINAR? DILEMA DA FAMÍLIA E ESCOLA!

 

Gostaria de deixar seus comentários sobre este artigo?

Preencha os campos abaixo e envie. É simples e rápido.

Leia também os comentários de outros leitores

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.
Conheça Minha Trajetória
Temas e Palestras
Artigos e Notícias
Galeria de Fotos
Entre em Contato