LIBERDADE OU LIBERALIDADE

Publicado em 29/05/2015 18:25:02

Os últimos resultados do ENEM nos mostraram uma triste realidade nacional, estadual e municipal. Nossa educação é cada vez mais comprometida com menos qualidade. As escolas que mais se destacaram foram aquelas em que a disciplina é muito valorizada, assim como os professores e funcionários, nas escolas militares federais e estaduais.
Esta questão é importante de se analisar, todas as mais bem colocadas teen como marco de ação a disciplina, e bons investimentos materiais na escola e professores, veja que no resto das redes, a particular tem melhores resultados, pois tem esta conjugação de fatores e depois vêm as escolas públicas estaduais que não possuem.
Nosso processo democrático na escola confundiu a liberdade com a liberalidade, os alunos perderam seus limites, a escola não sabe colocar limites tão necessários em qualquer organização, regras são fundamentais quer na família ou escola, as escolas ou país que não sabem dar limite e responsabilidades a seus alunos e filhos acabam por se perder nos seus próprios erros e uma geração fica comprometida.
É importante que façamos esta reflexão, professores, pais e estudantes devem se perguntar o porquê que as escolas que exigem maior seriedade e disciplina conseguem melhores resultados educacionais? É importante que os governantes e sociedade analisem sob este foco os resultados que foram dados no ENEM.
Nossos governantes não conseguem apreender a lição de que qualquer nação que queira se desenvolver precisa priorizar a educação de seu povo. A visão quer na esfera Municipal, Estadual ou Federal é muito pequena, com honrosas exceções. Entra governo, sai governo e a educação sempre é esquecida.
Um país que não cuida da sua juventude não tem perspectiva de futuro. A população esta cansada de violência, de ver o país fabricando assaltantes, assassinos, viciados, favelados. Vivemos o apagão da educação.
O nível federal e estadual os investimentos em educação a cada ano decrescem e a escola comprometida em seus objetivos, vivendo ainda o conflito liberdade e liberalidade.
Nos municípios a realidade não é diferente, como em Porto Alegre que insiste no ensino por ciclos, no qual os estudos realizados comprovam que, como método pedagógico, não deu a resposta adequada às camadas mais pobres de nossa população, formo gerações despreparadas para o futuro.
Precisamos repensar a escola, que de limites e responsabilidades, que receba investimentos materiais e técnicos, em que o respeito ao aluno e dos alunos aos professores e escola sejam uma prática constante. Precisamos aliar a isto o ideal dos professores, o ideal de formar homens e mulheres para o futuro deste país, pais que participem do dia a dia da escola de seus filhos e governantes que entendam que a educação é a solução.
Publicado Jornal ZH 10/09/2011

Gostou? Compartilhe! LIBERDADE OU LIBERALIDADE LIBERDADE OU LIBERALIDADE LIBERDADE OU LIBERALIDADE LIBERDADE OU LIBERALIDADE

 

Gostaria de deixar seus comentários sobre este artigo?

Preencha os campos abaixo e envie. É simples e rápido.

Leia também os comentários de outros leitores

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.
Conheça Minha Trajetória
Temas e Palestras
Artigos e Notícias
Galeria de Fotos
Entre em Contato