PARIS E A EUROPA TENSAS
Publicado em 30/05/2015 17:52:17
Nesse dia 07/01/15, estava passeo por Paris, olho escolas, estudantes, igrejas, etc..., quo comecei a observar um movimento diferente na capital francesa.
Carros de policia passo a todo momento pelas ruas próximas ao rio Sena, policiais surgiam nas estações de metro e pelas ruas fortemente armados, com fisionomias tensas, senti que algo havia acontecido de grave.
Peguei um metro e fui para Gare du Nord, mais policiais, me dirigi a Av. Lafayete, fui a um restaurante e a televisão dava as tristes noticiais do ataque terrorista a redação da revista Charlie Hebdo, com o assassinato cruel de jornalistas, policiais e outros inocentes. O garçom me deu alguns detalhes, as pessoas olhavam a televisão incrédulas com o barbarismo do ataque. Caminhei na região, observo tudo, o vai e vem de policiais e a tensão no rosto dos parisienses.
Acabei no hotel, vendo as informações mais recentes, a manifestação do Presidente François Holle, a população concentrada na Praça da República, mais de 30.000 em vigília de solidariedade aos mortos, a revista, a democracia, a liberdade e contra o terrorismo.
No outro dia, assisti as ultimas noticias e a repercussão na Europa. Sai do hotel, fui a Gare du Nord pois retornaria a Londres pelo Eurostar, quo tivemos a ameaça de um possível terrorista, fomos retirados para fora da estação, a policia tomou o local e em cerca de 30 minutos saíram com um homem preso, todos estávamos tensos, participamos de um minuto de silêncio em homenagem aos mortos, pouco a pouco fomos acomodados no trem e policiais acompanharam a viagem. Rapidamente Paris e a França foram fico para traz e o sentimento de dor aumentado por tudo que tínhamos vivido.
S que a Europa esta aflita pelo seu futuro, por essa loucura que se diz religiosa, enfim, acredito que o mundo passa a fazer novas reflexões sobre o amanhã, esse ataque é contra o futuro de todos e mostra que a Paz esta cada vez esta mais distante entre os homens.
Jocelin Azambuja Advogado
09/01/2015
Gostaria de deixar seus comentários sobre este artigo?
Preencha os campos abaixo e envie. É simples e rápido.